Overall Equipment Effectiveness

85% de OEE não é a sua meta!

O OEE, Overall Equipment Effectiveness, é determinado por 3 fatores distintos e obtém-se através do produto dos rácios de:

Disponibilidade x Performance x Qualidade = OEE

Estudos a nível mundial indicam que a taxa média de OEE para o setor da transformação é de cerca de 60%. Na tabela abaixo, vemos um exemplo de “Classe Mundial” com 85%.

Claramente, há espaço para melhoria na maioria das indústrias!  Mas…

Fator  World Class
Disponibilidade 90,0%
Performance 95,0%
Qualidade 99,9%
OEE 85,0%

Há que ter em atenção que: podemos ter o mesmo OEE de 85% com os valores dos 3 fatores completamente trocados ou até com outros valores. Tal permite-nos afirmar que o seu valor por si só, é irrelevante!

Outro exemplo, comparando o 1º e 2º Turno de uma fábrica:

Turno 1
Disponibilidade 90,0%
Performance 95,0%
Qualidade 99,5%
OEE 85,1%
Turno 2
Disponibilidade 95,0%
Performance 95,0%
Qualidade 95,0%
OEE 85,7%

Superficialmente, pode parecer que o Turno 2 tem um desempenho melhor que o Turno 1, porque o seu OEE é maiorPoucas empresas, no entanto, gostariam de trocar um aumento de 5,0% na Disponibilidade por uma redução de 4,5% na Qualidade!

A beleza do Overall Equipment Effectiveness não está no seu número mágico, mas sim nos três fatores que o compõem. Eles são úteis individualmente para medir a evolução da situação dia a dia, em termos do que está a acontecer com a(s) máquina(s). Tal acontece devido ao auxílio que prestam na visualização do desempenho das mesmas de forma simples e prática, permitindo melhorar de forma contínua o seu funcionamento.

Utilize o calculador de OEE, que disponibilizamos abaixo para calcular e melhorar a Disponibilidade, Performance e Qualidade na sua área produtiva.

Solicite uma reunião de apresentação pelo email info@hozenconsulting.com  para ter outra perspetiva sobre melhoria de indicadores na sua empresa, com o nosso diagnóstico, free of charge.

Informação adicional: Cálculo OEE

Notícias relacionadas

Evento Solidário - "Aprender para Ajudar" com a colaboração da HOZEN em prol das doenças neurológicas e cardiovasculares

21

Jan
Formação

Aprender para Ajudar 2021

Quando surgiu o projeto da Scientific Junior Value, “Aprender para Ajudar”, decidimos desde logo associarmo-nos a este evento solidário, promotor de uma maior consciencialização da comunidade acerca das doenças neurológicas e cardiovasculares, duas das maiores causas de mortalidade em Portugal. A HOZEN procura desde sempre ser um elemento ativo na comunidade em que se insere! Mais do que uma empresa socialmente responsável, somos uma […]