stress e conflitos no local de trabalho

As consequências do stress e dos conflitos no local de trabalho

Exercer funções sob stress e gerir conflitos no local de trabalho são uma realidade diária para muitos trabalhadores no mundo inteiro. Tais fatores podem ter origens tão diversas como a recessão na economia, aumento de responsabilidades, ou até à divergência de interesses e objetivos de elementos das equipas.

A pandemia, ensinou-nos que o mundo está em constante mudança, e que o que funciona hoje, pode não funcionar amanhã. Compeliu uma constante renovação das empresas, levando os colaboradores a alterar hábitos e a por vezes a terem de se relacionar à distância, o que, pela natureza dos meios utilizados pode fazer emergir mais stress e conflitos e/ou dificultar a sua gestão e resolução.
Lidar adequadamente com estas situações, requer um conjunto de competências, boas práticas e cuidados adicionais que devem ser geridos de forma positiva para que os profissionais maximizem a sua produtividade e sucesso na vida.

O desenvolvimento de competências relacionais em contextos de maior pressão, que permitam a gestão de situações de diálogo difícil de modo mais ágil, é essencial para a manutenção de um local de trabalho mais equilibrado e produtivo. Para tal, é importante conhecer as melhores formas para lidar e construir uma solução conjunta face a um conflito, tirando partido das divergências e encontrando as soluções ponderadas para os problemas que for surgindo.

Gestão do stress e de conflitos no local de trabalho

A HOZEN Academy possui na sua oferta formativa um leque de cursos desenvolvidos por profissionais com experiência comprovada em contexto laboral na área comportamental, nomeadamente em temas como o stress e conflitos no trabalho.

No curso de “Gestão do Tempo e do Stress” terá acesso a conhecimentos, metodologias e competências que lhes permitam compreender a importância da gestão do tempo e gerir proactivamente a sua organização pessoal e, sobretudo o seu desempenho profissional, por forma a utilizar corretamente o seu tempo disponível em prol das tarefas e atividades sob a sua responsabilidade.

O curso de “Gestão de Conflitos” permitir-lhe-á desenvolver mecanismos de identificação de potenciais causas de conflito no local de trabalho e quais os meios de atuação assertiva perante as mesmas, potenciando nos outros comportamentos mais construtivos. Poderá ainda identificar e avaliar o grau de vulnerabilidade individual, elaborando um plano de ação para uma melhor gestão de situações de pressão/stress.

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