O que significa?
O Total Performance Management é uma metodologia que procura maximizar o uso dos recursos disponíveis (humanos, equipamentos, processos e procedimentos) de modo a aumentar a produção e a assegurar a máxima qualidade dos produtos.
Para que a metodologia tenha sucesso numa empresa é fundamental que haja um forte “commitment” por parte das chefias de topo e uma aposta clara na formação contínua dos seus funcionários, de modo a que consigam efetuar proativamente e de forma preventiva ações que garantam a estabilidade dos processos e a constante otimização da cadeia produtiva. Assim, estarão a ser criadas condições para o aumento da produtividade, com menos acidentes e paragens, menos desperdícios e menos defeitos nos produtos.
Quais os obstáculos com que se pode deparar a implementação do Total Performance Management numa empresa?
Uma empresa que procure implementar o Total Performance Management poderá ser confrontada com algumas dificuldades, entre as quais a inércia à mudança, a ausência de cultura Lean, a pressão por parte da gestão de topo e o acompanhamento contínuo do processo de implementação.
A inércia à mudança é algo inato ao ser humano e por essa razão facilmente se estende a uma organização. Nos funcionários de uma empresa, essa resistência pode dever-se a uma alteração profunda do fluxo de trabalho e/ou ao fato de o esforço despendido para promover um ambiente de melhoria contínua ser elevado. No entanto essa inércia pode facilmente ser ultrapassada se a mudança se traduzir em menos esforço e maior eficácia nas tarefas do dia-a-dia ou se motivarmos o funcionário a dar o seu melhor através da valorização do seu papel na empresa.
A implementação do Total Performance Management deve ter como motor gerador da mudança a gestão de topo, apoiando, patrocinando e motivando as modificações resultantes da sua implementação. O sucesso dependo por isso do fato da gestão de topo estar envolvida no progresso da metodologia, das transformações que alteram os processos e da evolução técnica e comportamental de todos os intervenientes.
É ainda essencial definir metas no decorrer do processo de implementação para se conseguir atingir os objetivos definidos. A definição dessas metas permitirá um adequado acompanhamento de todo o processo e possibilitará a correção atempada de eventuais contratempos que possam surgir. No entanto não se pode descurar que a melhoria contínua é um processo de combate às perdas em constante renovação e evolução, com impacto obrigatório no aumento da performance produtiva e no bem-estar dos funcionários.
By Rui Silva – CEO HOZEN Consulting / HOZEN Academy