Nas organizações é necessário ver cada vez mais longe.
Na HOZEN, possuímos os meios necessários para dar suporte às empresas que querem ver mais longe, recorrendo a ferramentas e metodologias de gestão da qualidade. Através de uma abordagem proativa e sistemática, procuramos prevenir e erradicar problemas, fertilizar os conhecimentos e melhorar continuamente o desempenho das empresas.
O plano de melhoria da qualidade, está baseado nas ferramentas de gestão da qualidade. Permite aos gestores de qualidade melhorar os indicadores de performance, mas também o índice de desempenho de capacidade do processo. A aplicação desta metodologia garante uma abordagem completa e consistente para a resolução de problemas, análise de causa raiz e implementação de ações corretivas de forma estruturada e sistematizada.
Planos de Melhoria da Qualidade – Gestão da Qualidade
Os Planos de Melhoria da Qualidade (QIPs) são uma abordagem para alcançar zero defeitos e melhorar continuamente. Podem ser utilizados para realizar planos de melhoria devido a reclamações de clientes, problemas encontrados internamente nos diferentes processos assim como para melhorar a performance de fornecedores (gestão da qualidade) das empresas.
Os planos de melhoria da qualidade são usados para identificar, priorizar e implementar oportunidades de melhoria e, em seguida, monitorizar as métricas de melhoria selecionadas em relação aos resultados esperados, permitindo obter planos de ações robutos e sustentáveis.
Os Planos de Melhoria da Qualidade (QIPs) devem ter as seguintes fases:
- Stage 1: Definição do ambito objetivos e métricas de avaliação;
- Stage 2: Identificação das causas (8D/ fisbone diagrame, 5Wys, etc.);
- Stage 3: Prioritização (6M Matrix, Pareto analysis etc..)
- Stage 4: Definição de plano de ações
- Stage 5: Monitorização
Esta metodologia permite realizar uma avaliação de forma transversal na organização, o que permite identificar de uma forma sistemática e sustentável oportunidades de melhoria.