Logística - Excelência e a importância da digitalização

Logística – o caminho para a excelência

A Gestão da informação é um desafio transversal e global (a nível mundial), na Logística e não só, levando as empresas a investir fortemente em IT e sistemas de gestão de informação, de forma a poder reportar informação útil ao cliente.

A logística do transporte está a transformar-se, sendo que há menos transporte, o mesmo é mais caro e há mais necessidade de aprovisionar produto (nomeadamente através de oriente). Há três ou quatro locais no mundo profundamente manufatores, nomeadamente a China, Índia e Turquia (país emergente), que são muito competitivos em preços. É preciso que as empresas percebam que a questão do sourcing (sobretudo do dual sourcing), tem de ser cada vez mais uma profissionalização dentro da empresa. Cada empresa deve também focar-se no cliente, procurando parcerias e inovar para satisfazer o cliente.

Os operadores, fabricantes, produtores, em termos globais quem trabalha com trading de produtos vindos de oriente, deve procurar outras soluções sendo que os “portos secos”, suportados por infraestruturas logísticas que deem suporte à parte do armazenamento podem ser uma solução, desde que integrados e cuidadosamente planeados.

Para se atingir um nível de excelência na logística, é necessário aprimorar o fluxo de gestão documental para evitar redundâncias, lacunas e tornar os processos digitais quase à prova de erro. A normalização de processo e protocolos de comunicação digital é igualmente importante a nível mundial, uma vez que nos permite trocar informações de forma muito eficiente e rápida. Podemos ter muita informação, mas precisamos também de ter capacidade de leitura dessa informação, de forma massiva e para todos. Se não falarmos todos a mesma língua, apenas estamos a criar níveis de informação, que depois não são lidas pelos parceiros e acabam por não trazer valor. Tal é um processo longo e que envolve todos os players logísticos.

A Gestão da Informação na Logística
“As empresas têm de aprender a combinar a agilidade de uma startup, com o potencial e know-how que é traduzido pelos seus anos de atividade.” –
Eugénio Vieira, consultor da McKinsey & Company.

Se gostava de saber mais cerca deste assunto, assista ao vídeo do webinar HOZEN “Excelência na Logística” AQUI.

Contacte a HOZEN através dos contactos presentes em https://hozen.pt/contactos/ .

Notícias relacionadas

“B2B no futuro: A estratégia omnicanal e a gestão de leads” – Encontro do clube de Marketing de Aveiro

22

Fev
Formação

“B2B no futuro: A estratégia omnicanal e a gestão de leads” – Encontro do clube de Marketing de Aveiro

Participe neste evento exclusivo e explore o futuro do B2B e as estratégias essenciais para impulsionar o sucesso da sua empresa. Será abordada a importância de uma boa estratégia omnicanal num ambiente empresarial em constante evolução e discutir a gestão de leads, observando as melhores práticas para identificar, aumentar e converter leads qualificados em clientes satisfeitos.

Esta é uma oportunidade única para os participantes partilharem conhecimentos e experiências, discutirem os principais temas e desafios da atualidade e fazerem networking com outros profissionais da área.

O Evento realiza-se no próximo dia 06 de Março, no Bar “Terraço”, na Av. Dr. Lourenço Peixinho, em Aveiro, pelas 17h30.

27

Dez
Exportação, Webinar

Webinar “Exportação, desafios e oportunidades”

O webinar “Exportação, desafios e oportunidades” é o tema ideal para arrancamos o ano de 2024 com o lançamento de um ciclo de webinars dedicados à Exportação.

O primeiro webinar HOZEN Academy deste ciclo será já no dia 11 de Janeiro das 18h30 às 19h30 e nele iremos abordar os desafios e oportunidades inerentes à exportação, tendências e boas práticas, assim como experiências reais das empresas Portuguesas.