Encarada como filosofia de trabalho fundamental para a garantia da competitividade na indústria, a Manutenção Produtiva Total (TPM) é implementada em empresas de todos os setores industriais nos 5 continentes.
Durante vários anos, as empresas japonesas conduziram mundialmente o ritmo competitivo da indústria em termos de excelência em manufatura. Mais tarde, a indústria europeia acabou por seguir o desafio, adotando e adaptando muitas técnicas de gestão japonesas, hoje largamente difundidas por toda a indústria mundial.
Cada letra da sigla TPM tem um significado óbvio, porém muito importante e por vezes desconhecido: “Manutenção” significa a garantia de processos fiáveis e produção contínua. “Produtiva” relaciona-se com o objetivo final de um sistema de produção eficiente, e não meramente de uma manutenção eficiente, como é errado e frequentemente considerado. “Total” porque implica uma visão abrangente de todas as atividades relacionadas com o processo produtivo e na necessidade de o manter 100% disponível e sem perdas para as necessidades de produção.
A HOZEN Academy em parceria com a FACT Consultoria e Treinamento, organiza em maio de 2021 um curso onde será abordada a evolução do TPM ao longo da transformação e evolução da indústria mundial, desde a década 70 até à atualidade da i4.0, demonstrando como uma metodologia que começou no “coração” da fábrica se tornou numa filosofia de gestão corporativa adotada por centenas de grupos industriais, que hoje conhecemos como “Total Performance Management”.
Além de uma clara explicação sobre as relações com o “Lean Manufacturing” e o “World Class Management”, serão detalhados e praticados no curso todos os elementos da implementação de um Total Performance Management bem sucedido, assim como os seus benefícios financeiros e operacionais.
Sendo o curso mais completo sobre esta metodologia na Europa, será conduzido por uma equipa que pratica os ensinamentos desta metodologia em 4 continentes há mais de 25 anos, além de apoiar hoje alguns dos mais eficientes e produtivos grupos industriais do mundo.
Ao frequentar esta formação, irá desenvolver competências que permitem implementar o TPM na sua empresa, com o objetivo de a tornar mais flexível, competitiva, lucrativa e com foco no cliente, recorrendo a uma metodologia inovadora de otimização do uso dos ativos (eliminando perdas no processo produtivo e não produtivo).
Se gostaria de obter mais informações acerca da metodologia TPM ou acerca do curso, contacte-nos via e-mail em info@hozenacademy.pt.